Clinica Veterinária Santa Luzia
19/08/2020
Como proteger o meu cão contra a mordedura de carraças?
Existem quatro maneiras de proteger o seu cão contra as mordeduras de carraças. A primeira é, logicamente, a opção de tratamento contra pulgas e carraças. O passo mais importante na luta contra as carraças é a prevenção. Aplique um produto eficaz de prevenção durante todo o ano, pois lembre-se que estas são transmissoras de doenças como a anaplasmose e babesiose.
Compare os diferentes produtos e aplicações e escolha o que lhe for mais conveniente. Por exemplo, a coleira permanece ativa por vários meses, é à prova de intempéries de água, não requer que a carraça morda para a matar e também protege contra pulgas.
Tenha atenção, alguns cães não estão acostumados a usar coleira, portanto, certifique-se de colocá-la corretamente e inspecione-a diariamente nas primeiras semanas para ver se há sinais de desconforto.
E QUANTO A OUTROS MÉTODOS? POIS O MEU CÃO NÃO GOSTA DE COLEIRA...
Temos vários outros métodos de via de administração distinta.
Quanto aos comprimidos, é de rápida e fácil de administração, com pouca oportunidade de falha pelo tutor, apesar do cão poder vomitar após o tratamento. Requer morder o hospedeiro para que a carraça seja eliminada e os tutores devem lembrar-se de administrar os comprimidos regularmente e verificar que o cão não os vomitou.
O Spray funciona rapidamente, deve ser aplicado em todo o animal, molhando o pelo, mas a aplicação pode ser aborrecida, complicada e demorada, por o nosso animal de estimação estar irrequieto e tem, assim, maior probabilidade de erro do tutor.
Relativamente ao tratamento Spot-on (local), não requer que as pulgas ou carraças piquem o nosso animal de estimação para serem mortas, funciona rapidamente é de fácil de aplicação para a maioria dos cães e tutores de animais de estimação. No entanto, verifique o rótulo do produto – alguns tratamentos exigem que pulgas e carraças piquem o nosso animal de estimação para serem eliminadas, devem se aplicados regularmente e alguns tutores considerem difíceis de aplicar.
Qualquer que seja o tratamento que escolha, é importante conversar com o seu veterinário, pois pode ser necessário usar durante todo o ano, em particular na área de residência, para manter o seu cão protegido a longo prazo.
E QUE OUTROS CUIDADOS TENHO QUE TER?
Verifique regularmente se há pulgas ou carraças no seu cão, especialmente os de exterior e com particular atenção no pescoço (especialmente sob as coleiras), cabeça, orelhas, pés e entre os dedos. Lembre-se de que as picadas de carraças são difíceis de detectar, dado que a carraça cai apos se alimentar.
Tenha atenção aos locais onde se escondem as carraças, no canil, na cama ou no jardim, mesmo dentro de sua casa. Parques municipais, jardins residenciais, parques para cães e canis não estão isentos.
E trate do seu jardim, cortando, aparando ou mesmo, se necessário, um tratamento de jardim ao ar livre para carraças também podem ajudar – com os devidos cuidados de segurança.
Previne-se e previne o seu animal de estimação.