Clínica Veterinária de santa Luzia
26/03/2021
Como manter os dentes dos seus animais de estimação saudáveis?
OS DENTES DOS NOSSOS ANIMAIS - QUANDO SE TRATA DE MANTER NOSSOS CÃES SAUDÁVEIS, MUITOS TUTORES IGNORAM A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE BUCAL, ESTIMANDO-SE QUE A MAIORIA DOS CÃES APRESENTE SINAIS DE DOENÇA PERIODONTAL CANINA CERCA DOS TRÊS ANOS DE IDADE. COMO DETETAMOS ESTE PROBLEMA?
Uma vez que o principal sinal da doença dentária precoce é o mau hálito, muitas vezes passa despercebido pelos tutores porque simplesmente pensam que o mau hálito é algo que os cães simplesmente têm. Claro que não é um cheiro fresco a mentol, mas o hálito do nosso cão também não continuamente desagradável.
O QUE É A DOENÇA PERIODONTAL E O QUE IMPLICA?
A doença periodontal causa sérios problemas de saúde para os nossos cães, pelo que é essencial manter a higiene bucal adequada. Uma patologia dentária não tratada pode causar perda dentária, e pode levar a abcessos dolorosos e infeções sistémicas, generalizadas, no nosso cão. É sempre uma má notícia, especialmente quando se trata de um risco aumentado de danos permanentes na mandíbula e doenças cardíacas, ambas relacionadas com a doença periodontal crónica.
ENTÃO, COMO PODEMOS MANTER OS DENTES DE NOSSOS CÃES LIMPOS?
Escovar os dentes - Uma excelente maneira de evitar o acúmulo de tártaro, que deve fazer o mais frequentemente possível, diariamente de preferência. A maioria dos cães não gosta muito no início, mas pode facilmente treinar o seu cão.
Existem várias condicionantes - pasta de dente feita especificamente para cães, pois a pasta de dente para humanos contém ingredientes que são tóxicos. Além disso, a pasta de dente de cachorro geralmente vem com um delicioso sabor de frango ou manteiga de amendoim. Pode, ainda, usar uma escova de dentes de cachorro ou uma escova que cabe sobre a ponta do dedo.
E QUANDO SE É INCAPAZ DE ESCOVAR OS DENTES?
Os toalhetes de dentes de cachorro, para os tutores que são incapazes de escovar os dentes ou simplesmente querem mudar as suas técnicas de limpeza, são uma ótima solução. Os toalhetes dentários são feitos para serem esfregados nos dentes do cão para ajudar a remover o tártaro. Funcionam de forma semelhante às escovas de dentes, mas não são capazes de entrar nos pequenos cantos e fendas que uma escava permite. Todavia, são uma ótima maneira de limpar os dentes e muitas vezes mais fáceis de manusear do que uma escova de dentes, com pasta de dente.
MAS EXISTEM TAMBÉM UMAS GULOSEIMAS ADEQUADAS?
As guloseimas odontológicas são uma boa maneira de melhorar a saúde bucal e os cães adoram guloseimas. São feitas especificamente para remover o acúmulo de tártaro e muitas vezes contêm ingredientes que refrescam o hálito e limpam a boca do seu cão. Geralmente são muito mais apreciadas do que uma escova de dentes ou toalhetes dentários, e fazem um ótimo papel a manter a boca do nosso cão, limpa. Estas guloseimas têm uma variedade de formas, tamanhos e sabores, e certamente encontrará alguma que o seu cão goste.
E AS PASTILHAS PARA MASTIGAÇÃO?
Existem centenas de tipos diferentes de pastilhas para cães, mas quase todas têm propriedades de limpeza de dentes. O ato de mastigar realmente beneficia a saúde bucal em si mesmo, independentemente do que está a ser mastigado. A placa de raspas de roer dos dentes e muitas mastigações naturais feitas de carne contêm enzimas que ajudam a promover a saúde bucal. Produtos à base de cartilagens ou tiras de frango são uma ótima maneira de manter o nosso cão feliz e saudável. Se procuramos algo sem calorias, há muitos brinquedos de borracha ou cachorro de nylon que nos podem também ajudar.
E QUANDO NADA FUNCIONA?
Pois, temos a limpeza profissional por um veterinário, a melhor maneira de garantir a saúde bucal do nosso cão. O veterinário sabe o que é melhor para os dentes do nosso cão e será capaz de resolver quaisquer problemas que encontrar, pois tem experiência em prevenir, localizar e tratar quaisquer situações que possa passar despercebida até mesmo pelo tutor mais dedicado. Sugerimos uma visita anual para um exame profissional.