29/05/2023
CUIDADOS NO VERÃO PARA O SEU ANIMAL
Aproxima-se o Verão, uma das épocas mais especiais do ano, tanto para os humanos como para os cães. No entanto, tal como temos de ter cuidado para que as crianças não caiam na piscina ou sejam picadas por mosquitos, temos de ter atenção às actividades mais perigosas para os cães no Verão.
Quais são, então, os principais cuidados a ter com os nossos animais de estimação?
Um dos cuidados e importantes tem a ver com as mordeduras e as picadelas de insectos.
O Verão é a altura do ano em que há mais mosquitos, e devemos ter muito cuidado com os cães porque há algumas espécies que transmitem doenças graves como a leishmaniose. Felizmente, existem produtos antiparasitários e insecticidas para cães disponíveis em diferentes formatos. O melhor é informar-se junto do seu veterinário.
O mais importante é que os animais de estimação estejam protegidos das picadas de mosquitos, pulgas e carraças. E as alforrecas? Claro que, se levarmos o nosso cão à praia, ele também pode ser picado. O mais pequeno toque é suficiente para provocar uma reacção alérgica e dores fortes na zona.
E TAMBÉM PODEM SOFRER QUEIMADURAS SOLARES?
Apesar de ser algo que muitas pessoas desconhecem, os cães também podem sofrer de queimaduras solares na pele nos meses de Verão. Os que correm maior risco são os de pelagem branca e os que têm o nariz pouco pigmentado. Devemos protegê-los com cremes específicos de proteção solar. Além disso, é importante não lhes rapar o pêlo, mas simplesmente cortá-lo um pouco para que não apanhem demasiado calor.
MAS O GOLPE DE CALOR É MUITO FREQUENTE?
Apesar de alguns cães lidarem melhor com o calor do que outros, geralmente não gostam de temperaturas elevadas. Têm muito poucos mecanismos para regular a temperatura do corpo, pelo que devemos fazer tudo o que for possível para evitar que sofram um golpe de calor: colocar a cama numa zona fresca da casa, baixar as persianas e evitar passeá-los a meio do dia, manter a água fresca e limpa...
E COMO SE PODE ATUAR PERANTE O GOLPE DE CALOR?
Se o seu cão sofrer de insolação, tente manter-se calmo e actuar rápida e eficazmente. A medida de primeiros socorros consiste em fazer baixar gradualmente a temperatura do corpo. Não cubra o animal com toalhas, não o coloque numa banheira com água fria nem lhe ponha gelo. Pode molhá-lo com água morna.
Tente fazer com que ele beba água fresca pouco a pouco. Não é boa ideia beber demasiado ou demasiado depressa, pois os níveis de hidratação devem estabilizar-se gradualmente.
E SE FICAR DESIDRATADO?
Uma das actividades que deve ser evitada ao máximo com os cães no Verão é o exercício físico intenso, para que não sofram de desidratação, especialmente a meio do dia. Os mais vulneráveis são os cachorros e os idosos, e os principais sintomas são perda de apetite, sonolência, diarreia e cansaço.
TAMBÉM SÃO MAIS FREQUENTE OS FURTOS
Os roubos de cães multiplicam-se no Verão. Quando viajamos para locais desconhecidos, nunca devemos deixar o nosso cão sozinho na rua por não conhecermos os habitantes da zona. Devemos tê-lo sempre debaixo de olho quando fazemos compras nas lojas.
São estes os principais cuidados para ter um Verão calmo e seguro.