img
Imagem de autor

21/03/2023

O SEU GATO TEM UM TEMPERAMENTO DIFÍCIL?


TEMOS UM GATO COM TEMPERAMENTO DIFÍCIL E O SEU GATO ESTÁ ZANGADO? ORA, COMO O PODEMOS ACALMAR?

Um gato pode ficar zangado por muitas razões, pelo que é de particular interesse conhecer algumas informações práticas para os acalmar e evitar que adoptem comportamentos agressivos. Os gatos são animais de rotina, pelo que a mais pequena mudança no seu dia-a-dia, como a mudança de casa ou a chegada de um novo membro do agregado familiar, pode levar à ira ou outras alterações de comportamento. Pode ainda ser provocada porque a sua comida, água ou caixa de lixo estão sujos, pois são animais muito limpos e valorizam muito a higiene.

COMO SE PODE SABER QUANDO UM GATO ESTÁ ZANGADO?

Há alguns sinais muito claros. Em primeiro lugar, dobrará os ouvidos como um aviso do seu estado mais tenso. Além disso, se o chamar, ignorará a sua chamada, e também não o olhará nos olhos. É comum que os gatos reajam à raiva escondendo objectos dos seus donos e para além disto, existe a possibilidade de fazer as suas necessidades diárias fora do caixote do lixo.

E DEVEMOS ESTABELECER CONTACTO PARA O ACALMAR?

Quando os gatos estão zangados, a primeira e mais importante coisa é não forçar o contacto. Mesmo que tenha boas intenções, pode ser contraproducente. Se, por exemplo, uma visita chega a casa e o gato corre para se esconder, não o obrigue a estar com essa pessoa. Dê-lhes o seu tempo e espaço.

MAS PODEMOS FAZER UMA CARÍCIA?

Se o gato estiver muito zangado, desça ao seu nível e fale afectuosamente com ele. Mantenha a distância e não o olhe nos olhos para que ele não se sinta ameaçado. Caso contrário, pode aumentar a tensão.

E O RECURSO À PISTOLA DE ÁGUA

Os gatos não gostam de água e esta pode ser uma forma de os dissuadir de atacar. Quando os gatos são ameaçadores, é possível esguichar alguns jatos da pistola de água para que se distanciem. Lembre-se que isto deve ser um último recurso, a ser usado apenas se não houver mais nada a fazer.

E PODEMOS ACALMAR COM ALGUMA GULOSEIMA?

Após o momento crítico, tente fazer com que o gato venha até si e não o contrário. Para o fazer, pode atraí-lo com uma guloseima ou comida molhada. Se for o petisco favorito do animal, tanto melhor. Isto irá facilitar o restabelecimento de uma coexistência normal.

Finalmente, nunca é uma boa ideia repreender um gato quando este está zangado, muito menos recorrer ao castigo físico. É preciso compreender que esta é apenas uma reacção natural a um estímulo externo. Analise cada comportamento e tenha um pouco de empatia para com o seu animal de estimação.

Posts Relacionados

img
Imagem de autor

Clínica veterinária Santa Luzia

15/03/2021

A grande pergunta é - Cão e gato são realmente cão e gato ou?

Na verdade, cães e gatos são inimigos ferozes, pelo menos nos filmes e em nossos estereótipos comuns, mas a grande pergunte é se ...

img
Imagem de autor

Clínica Veterinária de Santa Luzia

10/02/2021

Cachorros orfãos e os seus cuidados: entenda aqui.

Podemos considerar um cachorro órfão quando privado da sua mãe ou uma mãe adotiva, seja por morte, abandono, alguma doença ou, mesmo, ...

img
Imagem de autor

Clinica Veterinária de Santa Luzia

10/02/2021

Os simpáticos cães de focinho achatado

Cada vez mais o número de animais de companhia tem aumentado e muitos ouvintes apresentam ...

img
Imagem de autor

Clínica Veterinária Santa Luzia

14/08/2020

Conselhos para quem vai à praia com o seu cão

O seu animal de estimação vai com certeza adorar este passeio à praia. Podemos gostar ou não da água, mas correr e brincar na areia ...

img
Imagem de autor

Clínica Veterinária Santa Luzia

20/07/2020

Como compreender melhor o seu cão

Depois do gato, agora o cão. Após alguns conselhos sobre o comportamento do nosso gato, é a vez de melhor compreendermos o nosso cão ...

img
Imagem de autor

Clínica Veterinária Santa Luzia

03/07/2020

Como corrigir comportamentos inadequados do seu cão

Vamos dar alguns conselhos sobre como trabalhar e educar o seu cão e tentar impedir maus ...

img
Imagem de autor

Clínica Veterinária Santa Luzia

03/07/2020

Como treinar o seu gato?

Vamos hoje dar alguns conselhos sobre como trabalhar e educar o nosso gato e tentar impedir os maus ...